quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Em comemoração ao dia dos pais

Resposta a um pai preocupado com sua filha de 14 anos Um pai postou um comentário sobre sua dificuldade em comunicar-se com a filha que está sofrendo bullying na escola. Ele conta que em casa ela tem se trancado no quarto e apresentado alguns sintomas físicos. Ele pede orientação sobre a sua atitude diante de tais problemas.
Comentário meu:
Também tenho filhos e sei como você deve estar angustiado. Agressões verbais é uma forma de bullying sim. Como eu disse: os agressores buscam os colegas mais sensíveis, mais fragilizados. É difícil e fácil, ao mesmo tempo, dizer que você deve fazer isso ou aquilo. Prefiro ajudá-lo a pensar sobre a questão. Estar preocupado e buscar orientação é uma forma de demonstrar o seu amor por ela, mas ela precisa saber disso. Você já falou para suas filhas do tamanho do seu amor? Dedica tempo suficiente e exclusivamente para elas? Ter 14 anos não é fácil, é uma época de muitas mudanças no corpo, de inseguranças quanto ao futuro e descoberta da sexualidade. Você se lembra de quando tinha a idade dela? Foi fácil? Querer ficar sozinha pode ser apenas uma fase do desenvolvimento dela, mas também pode ser indício de um quadro depressivo. É preciso que você, a mãe, os professores e outros cuidadores estejam atentos aos comportamentos atípicos. Os sintomas físicos podem ser biológicos ou sinais da angústia que ela está vivendo.
Que tal buscar uma ajuda especializada? Você poderia começar pela orientação da escola e depois vocês podem fazer algumas sessões de terapia familiar para compreenderem melhor o funcionamento da família (que mesmo o casal se separando os vínculos permanecem). Se apenas ela tiver um acompanhamento terapeutico, você já estará, pelo menos, minimizando danos futuros. Espero que minha resposta possa contribuir para o desenrolar das questões que o incomodam. Estou a sua disposição. Sucesso e Paz para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou escreva um texto que eu publicarei ou responderei sua pergunta.