sábado, 15 de janeiro de 2011

A catástrofe no Rio de Janeiro como tema escolhido numa roda

Nossa roda de Terapia está de volta, em 2011, a todo vapor. Algumas pessoas já me cobraram que eu não tenho postado sobre as rodas que faço. Explico: estávamos em férias. Mas vamos lá. Começamos o ano mal, com a tragédia no Rio de Janeiro. Algo que tem mobilizado até as pessoas menos sensíveis que eu conheço. Na roda de TCI desta semana o tema escolhido foi sobre este triste acontecimento em nosso país, "lindo por natureza"! Quando escolheram este tema eu fiquei com medo de ser um tema muito geral e não alcançar questões pessoais. A participante disse: "sofro ao ver estas pessoas morrendo e desabrigadas e eu não posso fazer nada por elas". Lancei o seguinte mote: "Quem já quis ajudar alguém e não pode? O que sentiu e como superou?" Várias pessoas se manifestaram. Uma contou-nos que o sogro estava na UTI e que ela gostaria de poder fazer algo por ele, mas que não pode. Disse que se sente impotente diante do sofrimento dele. Outro contou como foi difícil ver a mãe sofrendo até morrer e não poder fazer nada, mas que aprendeu a aceitar o que a vida tem a dar, mesmo que seja a morte. Por fim, não chegamos a um consenso, mas uma coisa é certa: a morte. Enquanto ela não chega vamos tentando fazer o nosso melhor na vida.

2 comentários:

  1. Tainá Ludmila18 janeiro, 2011

    querida, que bom encontrar teu blog!
    Sou estudante de Psicologia e começaremos a aplicar a técnica da terapia comunitária em um novo projeto com uma comunidade da periferia..
    procurando por materiais acabei encontrando teu endereço!
    Gostei muito do blog e pretendo continuar visitando!
    Obrigada pelas dicas e pelo compartilhar!
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. É uma alegria poder ser útil a alguém que quer ser útil.
    Abraços e sucessos no seu trabalho

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou escreva um texto que eu publicarei ou responderei sua pergunta.