terça-feira, 4 de maio de 2010

Bullyings na escola

A TC com os meninos adolescentes teve como tema os conflitos escolares. Um garoto contou que brigou com a professora, "gorda e chata". Por isso foi expulso da sala de aula. Outro contou que teve todas as notas a baixo da média. Um terceiro disse que se meteu numa encrenca daquelas: "bati num moleque, quebrei o braço dele". Num primeiro momento ouvimos os três. Em seguida lançamos o mote: Quem já passou por dificuldades na escola e como superou? Após algumas falas, passamos a focar nas formas de violência na escola. Quem já passou por dificuldades com violência na escola e como superou? Como controlar a agressividade? Vários garotos responderam ao mote com dicas como: Contar até 10 antes de agir, sair de perto do provocador, não provocar, pensar nas consequências (você pode ir pra uma instituição, ou ficar conhecido como o garoto briguento da escola). Alguém contou que nunca brigou na escola. Concluímos que é difícil controlar a raiva, mas que é possível. O garoto que agrediu disse que vai evitar brigas, porque não quer envergonhar a sua mãe.
Sugestão de links: http://www.youtube.com/watch?v=uMwOexrV6fM (vídeo de Albert Bandura)
Bibliografia sugerida: Fante, Cleo; Pedra, J. Augusto. Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre. Artmed, 2008.

10 comentários:

  1. esse tema é muito interessante pois ocorre muitos conflitos na escolas e muitas vezes por motivos banais
    comigo isso nunca aconteceu mais ja aconteceu com varios amigos meus
    minha amiga teve que mudar de escola porque foi ameaçada por umas meninas da escola onde ela estuda só porque ela era nova na escola e ia bem bonita e arrumada ai elas tinham inveja achei ridiculo mais infelizmente é o que acontece nas escolas.

    ResponderExcluir
  2. Oi MIchele, nosso trabalho se dá no sentido de conscientizar os meninos, na Terapia Comunitária, que para esta violência acabar todos devem se posicionar. Alunos (agressores, vítimas ou observadores), professores, pais e familiares não podem se omitir.

    ResponderExcluir
  3. NUNCA SROFIR AGRESSÃO NA ESCOLA. HOJE FAÇO FACULDADE DE PEDAGOGIA, PRECISO SABER O QUE DEVO FAZER PARA AMENIZAR AS AGRESSÕES QUANDO FOR PROFESSORA.

    ResponderExcluir
  4. Viviane,
    Antes de qualquer coisa é preciso estar atenta aos seus alunos, ouvindo-os e respeitando. Se vc tem boa vontade para com o próximo a vida se encarregará de orientá-la.
    Abraços,
    Teresa

    ResponderExcluir
  5. Teresa,
    Minha filha esta sofrendo Bullying e nao sei mas o que fazer, ela entrou nessa escola esse ano e desde o segundo dia de aula e alvo de outras alunas, mes passado entraram na sala dela colocaram ela dentro da roda e a agrediram, fui a delegacia e fiz um B.O, ja conversei com a coordenadora, diretora da escola que e particular mas nada resolveu, pq os insultos e humilhacoes aumentaram, tenho que levar e buscar minha filha na escola, mantenho a coordenadora informada toda semana dos ocorridos e as humilhacoes nao cessaram, ate eu estou sendo alvo na porta do colegio gostaria se vc podesse me dar orientacoes ou a quem recorrer.

    obrigada
    Cintia

    ResponderExcluir
  6. Cintia,
    Sei que é muito difícil e doloroso para você ver sua filha sofrer este tipo de violência. Qual a idade dela?
    Penso que em casa você deve deixar claro que sua filha é protegida por você e toda a família. Isso fará com que ela se sinta protegida. Em geral, as vítimas do bullying são pessoas mais frágeis, tímidas, e que demonstram medo. Você pode ajudá-la a ter outra postura diante dos agressores.
    Se possível, matricule-a em algum esporte ou luta. Não para que ela bata nos outros, jamais! Mas para que ela se sinta segura, confiante, com menos medo. Quando for buscar sua filha seja firme, encare os agressores, reveze com o pai dela ou uma figura masculina. Procure uma orientação, o psicólogo da escola ou particular. Tais ações elevarão sua auto-estima.
    Mudar de escola deve ser a última opção, pois o problema pode se repetir na nova escola. Se isso acontecer, será péssimo para a saúde psíquica dela e de toda a família, pois ficará um sentimento de fracasso.
    Parabéns pela dedicação à sua preciosa filha. Estou certa de que o seu amor a guiará para a luz, que as aguarda, no fim do túnel.
    Abraços,
    Teresa

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma filha de 14 anos, somos separados eu e a mãe, tenho muita dificuldade de comunicação com ela e minhas filhas, agora minha filha esta passando por um momento que não sei o que fazer, ela tem se isolado das pessoas não que sair de casa, só que esta dentro do quarto não deixa ninguém entrar , diz toda hora que quer ficar sozinha, sempre muito nervosa com tudo, e agora tem sentido palpitações esta fazendo um monte de exames, outro dia a mãe me disse que alguns alunos estavam zombando dela, a chamado de Maria homem ate pelo jeito agressivo dela, será que ela esta sofrendo Bullying , ou também pode ser outros fatores o que faço. Estou desesperado!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma filha de 14 anos, somos separados eu e a mãe, tenho muita dificuldade de comunicação com ela e minhas filhas, agora minha filha esta passando por um momento que não sei o que fazer, ela tem se isolado das pessoas não que sair de casa, só que esta dentro do quarto não deixa ninguém entrar , diz toda hora que quer ficar sozinha, sempre muito nervosa com tudo, e agora tem sentido palpitações esta fazendo um monte de exames, outro dia a mãe me disse que alguns alunos estavam zombando dela, a chamado de Maria homem ate pelo jeito agressivo dela, será que ela esta sofrendo Bullying , ou também pode ser outros fatores o que faço.Estou desesperado!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Teresa, postei este comentario ai acima, mas não tive resposta.

    ResponderExcluir
  10. Marcelo Mil Desculpas! Eu estava viajando.
    Também tenho filhos e sei como você deve estar angustiado. Parece que sua filha está precisando de atenção, ser agressiva é uma forma de dizer: "olhem para mim!"
    Agressões verbais é uma forma de bullying sim. Como eu disse: os agressores buscam os colegas mais sensíveis. É difícil e fácil, ao mesmo tempo, dizer que você deve fazer isso ou aquilo. Prefiro ajudá-lo a pensar sobre a questão.
    Estar preocupado e buscar orientação é uma forma de demonstrar o seu amor por ela, mas ela precisa saber disso. Você já falou para suas filhas do tamanho do seu amor? Dedica tempo suficiente e exclusivamente para elas?
    Ter 14 anos não é fácil, é uma época de muitas mudanças no corpo, de inseguranças quanto ao futuro e descoberta da sexualidade. Você se lembra de quando tinha a idade dela? Foi fácil?
    Querer ficar sozinha pode ser apenas uma fase do desenvolvimento dela, mas também pode ser indício de um quadro depressivo. É preciso que você, a mãe, os professores e outros cuidadores estejam atentos aos comportamentos atípicos. Os sintomas físicos podem ser biológicos ou sinais da angústia que ela está vivendo. Ela conversa com alguém, tem amigos, confia em alguém?
    Que tal buscar uma ajuda especializada? Comece pela orientação da escola e depois vocês podem fazer algumas sessões de terapia familiar para compreenderem melhor o funcionamento da família (que mesmo o casal se separando os vínculos permanecem). Se apenas ela tiver um acompanhamento terapeutico, você já estará evitando danos piores.
    Espero que você leia minha resposta e que seja útil. Estou a sua disposição também no email, OK?
    Sucesso e Paz para todos!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou escreva um texto que eu publicarei ou responderei sua pergunta.