domingo, 27 de junho de 2010

Enquete: o que você mais valoriza numa TC?

Colegas terapeutas comunitários,
Após ler o livro Psicoterapia de Grupo do Yalon, fiquei me perguntando quais fatores nós, terapeutas e participantes valorizamos mais na TC. Esta semana conversei com uma de minhas mentoras na TC sobre a necessidade de pesquisarmos mais. Assim, estou iniciando a primeira parte da pesquisa que é saber o que você, como terapeuta, considera essencial para realizar uma boa TC. Sugiro que, antes de responder, você leia as postagens anteriores sobre o assunto. Marque no máximo dois itens. Me ajude a enriquecer a pesquisa. Se quiser sugerir um tema, um texto seu ou divulgar algo é só postar um comentário ou enviar email.
A segunda parte da pesquisa consistirá em conhecermos o que os participantes valorizam mais na TC, farei nos próximos meses, por enquanto dê apenas a sua opinião. Espero até o nosso congresso, no próximo ano, compartilhar os resultados com todos para que possamos aperfeiçoar a nossa metodologia a cada dia.
Muito obrigada pela sua colaboração! Teresa Cristina/MISMEC-DF

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Teresa!

    Acho sempre bom avaliarmos, analisarmos a nossa prática como terapeutas e as implicações que dela decorrem.
    Penso que a enquete instiga duas dimensões sobre os aspectos a serem mais valorizados na tc.
    A primeira diz sobre a importância de alguns fatores para o bom desenrolar da terapia, mais técnico, metodológico. Então nos remete aos aspectos considerados cruciais para que os procedimentos da TC dêem certo...
    A outra dimensão se relaciona à repercursão emocional da tc para o próprio terapeuta. Na enquete optei pela escolha adequada do mote, como elemento - metodológico - que considero fundamental para que e tc dê certo. No entanto, a partilha de experiências é o que mais me toca, sensibiliza. É onde tenho mais contato com o fruto do meu trabalho terapêutico, onde vejo a aprendizagem mútua se desenrolar diante dos meus olhos e minha parcela de participação nesse processo, da minha importância como pessoa, de estar no mundo. Então seria o mais valorizado na TC nesse sentido, de transformação humana que me traz...

    Bom, foi uma reflexão que pude fazer a partir da tua enquete, e já valeu a pena então visitar teu blog.

    Achei bem legal! Vai me ajudar bastante para as terapias, (valeu pela dica e resenha do livro do Yalon).

    Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. É mto bom colega esse trabalho de partilha onde a comunidade participa e através dos testemunhos nasce um relacionamento de amizade confiante. A terapia comunitária precisa crescer em todos os estados, cidades e bairros. As pessoas procuram as religiões para desabafar e os participantes eles não são preparados. Nas religiões o indivíduo não é preparado para transformar o caráter. Eles são levados a emoções que nada diz.

    ResponderExcluir
  4. É mto bom colega esse trabalho de partilha onde a comunidade participa e através dos testemunhos nasce um relacionamento de amizade confiante. A terapia comunitária precisa crescer em todos os estados, cidades e bairros. As pessoas procuram as religiões para desabafar e os participantes eles não são preparados. Nas religiões o indivíduo não é preparado para transformar o caráter. Eles são levados a emoções que nada diz.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou escreva um texto que eu publicarei ou responderei sua pergunta.