quinta-feira, 25 de março de 2010

Dicas para TC com um grupo regular

As dinâmicas na TC são extremamente importantes para estimular as pessoas a falar e confiar no outro. Em um grupo que toda semana participam as mesmas pessoas fica complicado, pois tenho que ser muito criativa. UFA!
O que tenho feito para animar e dinamizar o grupo? Fiz o cronograma do ano, selecionei as datas comemorativas, como o dia do Trabalho. Nas TC próximas às datas comemorativas eu lanço o monte, por exemplo: O que você tem comemorar ou lamentar no dia do Trabalho? No Dia Internacional da Mulher. Perguntei que palavra te lembra mulher? Após todos falarem eu pedi para elas conte um momento de sua vida em que você foi guerreira (forte, mãe sedutora, corajosa, amorosa), os homens contaram de suas experiências com mulheres especiais.
Outra forma de fazer algo diferente é realizar uma dinâmica e ouvir como cada um se sentiu ao participar da dinâmica específica. Dicas: A dinâmica da cadeira solidária rendeu mais de uma hora de discussão. Você também pode contar uma história, um causo e lançar o mote coringa: Quem já viveu algo parecido e o que fez para solucionar? Atenção: a história deve ter relação com o grupo e para isso você deve conhecer bem as pessoas e o contexto social, econômico e cultural do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou escreva um texto que eu publicarei ou responderei sua pergunta.