A TC com crianças e adolescentes desta semana contou com 14 meninos e uma menina. Iniciamos com duas dinâmicas, a do pato, aprendi com a Perlucy e a do burrinho, com a Pedrita. Houve apenas um tema, sobre dificuldade de aprendizagem na escola, especificamente, português. O grupo todo estuda na rede pública e os pais não sabem ou não podem ensinar, cobrar e motivar seus filhos nos estudos.
A pergunta lançada para o grupo foi: "Quem já teve dificuldade em aprender algo e como conseguiu aprender?" Surgiram 4 falas, argumentando que: não desistiu e estudou, reconheceu que não sabia e pediu ajuda, esforçou-se estudando sozinho.
Reflexão: Quando, em uma TC o participante ouve que outras pessoas reconhecem suas dificuldades e que conseguiram vencê-las, acontece algo especial com aquele que ouve. O participante se identifica com a dificuldade, vê que todos temos dificuldades, relembra que já venceu algumas e se empodera para enfrentar os desafios pelos quais está passando. Assim, o participante passa a ver sua dificuldade como algo passível de ser superado. Ora, se eu e o meu colega vencemos uma dificuldade no passado, posso vencer a que estou vivenciando. A TC ajuda o participante a recordar e empoderar-se de suas competências: acreditar que é capaz.