sábado, 6 de outubro de 2012

Filha abandonada pela mãe é exemplo de resiliência

A nossa roda de ontem foi marcada pela falta, a saudade. Uma participante nos contou que após 23 anos resolveu procurar sua mãe biológica. Ela fora deixada, aos 3 anos, com a dona de um hotel em um garimpo do nosso país, a mãe disse que voltaria, mas nunca veio buscá-la.
Esta semana amigos encontraram sua mãe, que faleceu em outubro passado, aos 41 anos. A jovem se considera feliz por saber notícias, mas que lamenta não poder abraçar e beijar a tão desejada mãe. Perguntei quais sentimentos ela tinha em relação ao abandono. Pra surpresa de todos, ela relata não se sentir abandonada, considera que sua mãe a deixou porque queria protegê-la do padrasto que não gostava dela (ele chegou a queimá-la com cigarro). “Foi bom pra mim ter ficado com minha mãe adotiva, ela me amou muito e a outra também”.
A capacidade de resiliência desta moça nos deixou encantados. Quantas vezes nós enfatizamos o que faltou e não o que nos foi oferecido pela vida? Ser capaz de superar as faltas, agradecendo pelo que recebemos, é uma capacidade que todos temos, uns mais outros menos. A falta é constituinte do ser, é a partir da falta que nos tornamos quem somos, a falta é o espaço no qual nos constituímos. Entendo que com boa vontade e conscientização podemos, como esta participante, ver o que o vazio nos oportunizou, nos viabilizou outros crescimentos.
Ao final, fizemos uma rodada onde todos tivemos a oportunidade de verbalizar o que nos faltou. Sugiram temas com o pai sempre ausente e indiferente, o carinho da mãe que partiu deixando a filha ainda criança, o pai que faleceu, a irmã que sumiu no mundo há 30 anos, a família que ficou no nordeste, a bicicleta que nunca ganhou, a irmã que nasceu morta, o filho que não veio, o pai que não assumiu a paternidade...
Por fim, convidei a todos que refletissem sobre o que tais faltas fizeram com eles: “O fato de ter saudade/falta dessas pessoas, afetos e coisas fez o que de você?” E você leitor? Já olhou a sua falta com resiliência? O que faltou pode ter feito de você uma pessoa melhor? Certamente podemos ver nossa história de outro ponto de vista. Lembrando que “cada ponto de vista é a vista de um ponto” (Leonardo Boff, em A água e a galinha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou escreva um texto que eu publicarei ou responderei sua pergunta.