terça-feira, 3 de dezembro de 2013

As armadilhas que criamos para nós mesmos


Nesta semana o tema foi inicialmente algo muito simples: “eu não fui capaz de cumprir as metas que estabeleci no início do ano”. Porém, as falas no grupo direcionaram a discussão para o fato de que muitas vezes estabelecemos metas que não poderemos alcançar. E por que fazemos isso?
Parece que muitos de nós praticamos, inconscientemente, a autossabotagem. Nos sabotamos para não conseguirmos cumprir nossos objetivos. E por que fazemos isso com nós mesmos? Esta foi a questão da roda: por que eu faria algo mal para mim mesma?
Qual a origem disso? Talvez seja a falta de autoestima. Entendo que tais atitudes, ou falta delas, seja pelo fato de não nos considerarmos capazes de algumas façanhas na vida, então nos autossabotamos. Por exemplo: uma das participantes estuda para concurso a cerca de três anos. Na véspera de um concurso importante ela viajou para a praia com os filhos e levou o material de estudo...claro que não estudou. Nesta linha poderíamos dizer que se esta moça acredita que não vai dar conta de passar em no concurso ela faz de tudo para provar que não será capaz. O resultado é que ela não passou e disse “eu não pude estudar o suficiente”.
Outro exemplo: a pessoa diz que seu sonho é se casar, já teve muitos relacionamentos, engravidou de homens que nunca assumiram seus filhos, se envolve com homens casados. Ela diz que só se envolve com “trastes”. Quando um homem solteiro manifesta interesse em um namoro sério ela põe mil obstáculos e defeitos no pretendente. Será que ela realmente quer se casar? Talvez não se ache merecedora de um relacionamento estável e saudável. Por não acreditar que mereça ser feliz no amor ela se aproxima apenas de homens com os quais o relacionamento não terá futuro. Seria o famoso “dedo podre” para escolher um bom companheiro.
Acredito que o nosso inconsciente é muito poderoso e que nos conduz para caminhos ardilosos, que conscientemente não gostaríamos de trilhar. É preciso estarmos atentos às armadilhas que armamos para nós mesmos e desmontá-las a tempo, para podermos realizar nossas metas...nossos sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou escreva um texto que eu publicarei ou responderei sua pergunta.